Em 30/04/2014 às 13h35

Seleção Mineira estreia no Circuito Banco do Brasil Sub19

Sel Mineira Masc de VP S19 - Etapa de Vitória 1 2014  site fmv

Duplas mineiras disputaram a etapa de Vitória (ES), a primeira da temporada 2014

As duplas que compõem a Seleção Mineira de Vôlei de Praia estrearam no último final de semana, na capital capixaba, na disputa da temporada 2014 do Circuito Banco do Brasil Sub19 – o Campeonato Brasileiro da categoria. Com fortes ventos, que foram obstáculos a mais para as duplas mineiras em Vitória (ES), as duplas mostraram evolução e potencial para alçar voos ainda mais altos na temporada.

No naipe feminino, a dupla formada por Anna Clara e Ana Patrícia ficou na nona colocação entre as 28 participantes. Na fase de classificação, venceu o Rio Grande do Sul por duas vezes (ambas por 2 sets a 1) e foi superada pelo forte time de Sergipe, semifinalista do torneio, também por 2 sets a 1. Nas oitavas de final, derrota por 2 sets a 1 para o Mato Grosso do Sul, que avançou até as semifinais e foi uma das surpresas da etapa.

“As atletas Anna Clara e Ana Patrícia Ramos se empenharam e lutaram muito nesta difícil competição, surpreendidas pelo forte vento que não é tão comum na praia de Camburí. Elas assumiram a responsabilidade de representar o estado e sabem que temos muito caminho a percorrer no trabalho com o vôlei de praia no nosso Estado”, disse Giuliano Sucupira, técnico da Seleção Mineira Feminina de Vôlei de Praia, que conta com os importantes apoios da Prefeitura Municipal de Betim, Colégio Educare Betim, Volts Academia e Pingo D’Água Country Club.

Jogos equilibrados para a dupla masculina
Entre os homens, a dupla mineira formada por Walter Junior e Victor também passou pela fase de grupos, terminando a disputa na 17ª colocação. Na fase inicial, estreou com vitória por 2 sets a 0 sobre o Piauí. Em seguida, foi superada pela forte equipe da Paraíba, vice-campeã da etapa, fazendo um jogo “de igual para igual”. Na repescagem, que valia vaga nas oitavas de final, faltou frieza para fechar a partida após vencer o primeiro set e liderar o segundo. No fim, virada da dupla capixaba e fim do sonho da dupla mineira, que mostrou condições de jogar em alto nível mesmo contra os adversário mais tradicionais.

“O rendimento técnico já foi muito superior ao do ano passado. Jogamos como um time, com movimentos coordenados e boa virada de bola. Tivemos dificuldades com o vento forte, que foge totalmente da nossa realidade em Barbacena, já que em nosso CT quase não venta. Faltou algum equilíbrio, que virá com a experiência e rodagem dos atletas”, disse Julio Valério, treinador da Seleção Masculina e que comanda os trabalhos em Barbacena com o apoio da Unimed Barbacena, Saint Gobain Materiais Cerâmicos e Roselanches.

Em ambos os naipes, o título da etapa de Vitória (ES) ficou com as duplas do Rio de Janeiro.

Sobre a Seleção Mineira
A Seleção Mineira de Vôlei de Praia é uma iniciativa da Federação Mineira de Vôlei, que abrange as categorias Sub21 e Sub19 e se divide em dois núcleos: em Barbacena, sob o comando de Júlio Valério, técnico da Seleção Masculina; e em Betim, sob o comando de Giuliano Sucupira, técnico da Seleção Feminina. Além dos apoiadores de cada naipe, citados anteriormente, o projeto tem o apoio da Penalty, fornecedora oficial de material esportivo.