Em 05/02/2019 às 18h23

Mais um momento histórico em Minas Gerais

Campeonato Sul-americano será em BH e contará com quatro equipes mineiras.

Vittorio Medioli, presidente da Sada, Ricardo Santiago, presidente do Minas, e Tomas Mendes, presidente da FMV, durante assinatura do acordo (Foto: Orlando Bento/MTC)

Vittorio Medioli, presidente da Sada, Ricardo Santiago, presidente do Minas, e Tomas Mendes, presidente da FMV, durante assinatura do acordo (Foto: Orlando Bento/MTC)

Representantes do clube sede e da Federação Mineira de Voleibol se reuniram na tarde desta terça-feira, 05 de fevereiro, no Minas Tênis Clube, para fechar uma parceria inédita entre Federação Mineira de Vôlei, Minas TC e Sada Transportadora. O encontro contou com os presidentes: Tomás Mendes, da FMV e representante da CSV, Vittorio Medioli, do Sada Cruzeiro e Ricardo Santiago, do Minas TC, além da presença do diretor do Sada Cruzeiro, Flávio Pereira, do vice-presidente do MTC, Carlos Henrique, do superintendente do clube, Geraldo Pedrosa, e do ex-presidente Kouros Monadjemi.

O Campeonato Sul-americano é organizado pela Confederação Sul-americana de Voleibol e tem o apoio da FMV. O Minas entra com a estrutura, que inclui quadras para treinamentos e aquecimentos, academia, além da Arena Urbano Brochado Santiago, no CTJK, na rua da Bahia, onde serão realizados os jogos. Já a Sada Transportadora será a incentivadora do evento.

O presidente da FMV, Tomás Mendes, acredita que a parceria entre as três instituições valoriza ainda mais o vôlei mineiro. "Apresentamos um projeto para o Minas e para a Sada Transportadora. Os dois lados aceitaram e gostaram da ideia. Essa parceria vai valorizar ainda mais os nossos times e o vôlei mineiro. É a primeira vez que fazemos uma parceria como esta, unindo a Federação e dois clubes. Estamos muito felizes por ser a casa do vôlei sul-americano", comentou Tomás Mendes.

O Campeonato Sul-americano será realizado na Arena Minas, sendo o feminino entre os dias 19 e 23 de fevereiro e masculino de 26 de fevereiro a 3 de março. O local foi sede do feminino em 2018 e teve a equipe anfitriã como campeã. Na edição 2019, o naipe contará, além do Itambé/Minas, com o atual campeão da Superliga, Dentil/Praia Clube, mais, dois times argentinos, Boca Juniors e San Lorenzo e o boliviano Club Olympic. A disputa será em rodada única e em pontos corridos.

No masculino serão seis equipes incluindo o atual campeão Sada Cruzeiro, e a equipe sede, Fiat/Minas. A primeira fase contará com duas chaves, uma com Fiat/Minas, Obras San Juan da Argentina e Nacional do Uruguai, e a outra com Sada Cruzeiro, UPCN da Argentina e Regatas Lima do Perú. Classificam-se os dois melhores colocados de cada grupo que avançam para as semifinais.