Em 18/12/2017 às 20h10

Trajetória de uma campeã!

A Seleção Mineira vence o Paraná por 3 sets a 0 e fatura o título da Taça Potengi de Lucena.

O grito de "é campeão" ecoou no Ginásio UniAraxá no último sábado (16/12). Em casa, Minas Gerais deu um show de bola e sagrou-se campeão invicto na Taça Potengi de Lucena, válida pelo Campeonato Brasileiro de Seleções Sub-15 Feminino. O título foi conquistado sobre o Paraná, na vitória por 3 sets a 0, com as parciais de 25/20, 25/19 e 25/13, em 1h16min.

A conquista no final do campeonato está longe de ser resumida apenas com um troféu. A trajetória da equipe mineira começou há aproximadamente três meses, após a confirmação de que Araxá receberia os jogos da competição. O local foi consolidado graças ao envolvimento do presidente da AABB/Araxá, Sérgio Borges, e o Assessor Regional do Triângulo Mineiro, Marcos Basílio. Na época, Sérgio fez questão de ressaltar a importância de sediar a Taça Potengi na influencia direta ao crescimento do projeto Geração Vôlei.

"É motivo de muito orgulho e um privilégio sediar um CBS, tendo apenas 03 anos de trabalho neste projeto. Poder sediar este campeonato, elevará ainda mais a qualidade do nosso trabalho, além de alavancar o voleibol em nossa cidade e região" comentou o presidente após confirmação da sede em Araxá.

Os jogos da Taça Potengi estavam marcados para serem realizados entre 12 e 16 de dezembro. Maria Bethânia, técnica do Projeto Geração Vôlei, foi convidada a dirigir a Seleção Mineira no início de setembro. A técnica, até então bicampeã com seleções mineiras, contou com a ajuda de técnicos de outras equipes para a realização das seletivas regionais que definiram as atletas campeãs.

Na competição, Minas Gerais passou pelos sete adversários e derrotou a todos, fechando a fase na liderança. O time passou por Goiás, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul por 3 sets a 0, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina por 2 a 1, totalizando 17 pontos. Na semifinal, a equipe venceu o Rio de Janeiro por 3 sets a 0. E fechou com chave de ouro a decisão com Paraná em 3 a 0. Na cerimônia de premiação, árbitro, técnico e atletas foram eleitos os melhores da competição e levaram uma boneca artesanal confeccionada em Araxá.

A técnica Maria Bethânia acredita que os jogos em casa poderiam ter pressionado a equipe, mas foi ao contrário, o time se sentiu motivado por torcedores e principalmente pelas atletas do Projeto Geração Vôlei que torceram em todos os dias do torneio.

"Algumas pessoas falavam que o fato do campeonato ser em casa seria um peso para essa categoria e para essa idade, mas nossa equipe se posicionou a encarar todos os desafios com garra e alegria, então isso contagiou todo o público.  Recebemos muita força de toda equipe do projeto Geração Vôlei de Araxá e de todos que estiveram presentes. Jogar em casa deixou todos muito felizes" disse Bethânia.

A técnica completa falando sobre o que foi importante para ela nesta nova conquista.

"Foi muito importante para mim, principalmente por causa dos relacionamentos que construí. Nada disso teria acontecido sem apoio e parcerias" concluiu.

O título conquistado pela Seleção Mineira Sub-15 é o primeiro a ser registrado na história da nova gestão da FMV conduzida por Tomás Mendes, com um ano de mandato. A técnica tricampeã mineira, Maria Bethânia, postou na tarde de ontem (18/12), um texto em que agradece a todos os envolvidos na realização do projeto, incluindo a FMV e o presidente Tomás Mendes.

Confira o texto de agradecimento da técnica postado em sua página pessoal no facebook.

 

"Minas Gerais Campeã Brasileira Taça Potengi de Lucena 2017

Uma grande conquista!! Foram 9 jogos de muita emoção com 9 vitórias e uma geração de atletas que ficará marcada na história.

Essa grande conquista foi sustentada primeiro pela capacidade das atletas, com um potencial físico e técnico acima da média e também por sua capacidade de superar as dificuldades de forma positiva e com alegria contagiante. Elas foram guerreiras e determinadas na busca de um ideal.

A equipe de variadas características se completou. Sendo necessário, porém, distinguir o trabalho do professor Sergio Guilherme, técnico do Minas Tênis Clube, com sua experiência, seriedade e competência trouxe coesão e tranquilidade a equipe, de um grupo heterogêneo de atletas e profissionais construiu um time com o mesmo objetivo, praticar e fazer praticar o esporte no seu mais alto espirito humano.

Ao Gabriel Rodrigues pelo esforço, apoio e companheirismo.

Também Andréa Vizcarra Galleguillos foi fundamental na organização e disponibilização de recursos materiais e humanos para que todos nossos convidados pudessem interagir e exibir o que se tem de melhor do voleibol em cada estado representado.

A equipe Geração Vôlei de Sérgio Borges que levou para a cidade de Araxá essa belíssima e importante competição, a todos os integrantes desse projeto Barbara, Rithiele, Vitor, Cassio, Isabeli, Guilherme, Cecília, Joana, Shirley, Gabriel e todas as nossas jovens atletas. 

Construiu se um grande time graças fundamentalmente ao árduo trabalho do técnico de base, e da persistência de agremiações que nem sempre tem financiamento adequado e ainda assim criam essas grandes, jovens, nossas meninas.

 Um grande resultado depende também de um grande comandante, e isso temos no nosso presidente Tomás Mendes com sua inteligência, seu profissionalismo, e sua vontade de fazer o melhor para o esporte de nosso país. Logicamente devemos esse resultado à clarividência de nosso amigo Marco Antônio Basílio, sua transparência e seu senso de justiça.

Quanta a mim poderia estar envaidecida, mas esse resultado me tornou mais humilde vendo a dimensão da ajuda das pessoas envolvidas e por isso agradeço ao Praia Clube, ao Neev Sada Argos, ao Minas Tênis Clube, e a Usipa de Ipatinga e aos seus técnicos formadores, aos meus amigos Paulo lemos e Sebastião Campos, a toda nossa equipe, e a confiança de nosso presidente Tomás Mendes e de Marco Antônio.

Agradeço a Deus toda proteção durante a nossa caminhada e a todos que acreditaram que essa conquista seria possível.  Com nosso trabalho colocamos nosso estado com referência de seriedade, competência e dedicação de nosso grande grupo" texto postado pela técnica Maria Bethânia, campeã com a Seleção Mineira Sub-15 Feminina, na Taça Potengi de Lucena.