Em 15/05/2017 às 10h36

Medalha de Ouro na Argentina!

Ana Patrícia e Rebecca terminam a 5ª Etapa do Sul-americano invictas.

Cinco vitórias em cinco jogos e nenhum set perdido, foi assim a campanha da mineira Ana Patrícia e cearense Rebecca na 5ª Etapa Resistência, na Argentina. A dupla brasileira conquistou o ouro do Circuito Sul-Americano 2017, além de garantir o título geral da temporada para o Brasil.

A equipe fechou a disputa com chave de ouro neste domingo (14.05), ao vencer as argentinas Ana Gallay e Georgina Klug na decisão, por 2 sets a 0 (22/20, 21/11), mesmo diante da torcida adversária. Horas antes, ainda no domingo, a parceria havia vencido as paraguaias Erika e Filippo por 2 sets a 0 (21/16, 21/10), garantindo a conquista geral da temporada.

"Sabíamos da responsabilidade de termos uma boa apresentação, já que a Argentina tem uma dupla experiente, com atletas olímpicas, e queriam o título geral. Mantivemos a tranquilidade e conseguimos apresentar um bom voleibol. Fico feliz por poder representar meu país, o que é sempre motivo de orgulho", destacou Ana Patrícia.

O Brasil começou a etapa liderando o ranking geral com 700 pontos e com os 400 conquistados na final, encerra a temporada com 1100. A Argentina termina na segunda posição, com 960 pontos nas cinco etapas disputadas neste ano. Por ser uma etapa 'Finals', ela vale o dobro de pontos de uma parada normal.

As duplas brasileiras no torneio feminino conseguiram cinco medalhas, sendo três de ouro, uma de prata e uma de bronze. No naipe masculino foram três ouros e dois bronzes, também com o título geral conquistado em Maringá (PR), após ouro de Alvinho e Saymon.

O ranking do Circuito Sul-Americano é feito apenas para os países, contando a pontuação da dupla mais bem colocada das nações em cada parada. Cada dupla pode disputar no máximo duas etapas, garantindo que mais times tenham oportunidade de somar pontos e adquirir experiência.

Os critérios usados pela CBV na convocação são a posição do ranking de entradas do Circuito Brasileiro (a dupla inscrita com melhor colocação) e uma dupla Sub-23 escolhida por critérios técnicos pela entidade, visando dar oportunidade e experiência para jovens atletas. Na etapa 'Finals' de Resistência, porém, apenas uma dupla de cada país pode ser inscrita.

BRASIL NO CIRCUITO SUL-AMERICANO 2017

1ª Etapa -Coquimbo (CHI)
Ana Patrícia/Rebecca - ouro
Jô/Vitor Felipe - ouro
Tainá/Victoria - prata
Arthur Lanci/George - bronze

2ª Etapa -Ancon (PER)
Lili/Josi - ouro
Oscar/Hevaldo - bronze

3ª Etapa -Rosário (ARG)
Oscar/Hevaldo - ouro
Val/Ângela - bronze
5ª Etapa - Maringá (BRA*)
Álvaro e Saymon - ouro

5ª Etapa - Resistência (ARG**)
Ana Patrícia e Rebecca - ouro

Fonte:CBV