Em 25/04/2017 às 22h24

Muitas medalhas para Minas Gerais!

Cinco equipes mineiras terminam o Campeonato Brasileiro Escolar de Vôlei de Praia com medalhas.

A competição realizada em Maringá, reuniu 100 escolas públicas, de 26 estados brasileiros, teve início no dia 18, e terminou na última segunda-feira, 24 de abril. O torneio contou com seis categorias nos dois naipes e todas elas foram divididas em Séries Ouro, Prata e Bronze após a fase de classificação.

Minas Gerais foi representado em todas as categorias, somando 18 atletas em sua delegação. O Estado conseguiu um feito no torneio, ao conseguir premiações em cinco modalidades, das seis disputadas.

A melhor colocação de Minas foi na categoria 01/02 Feminina, composta por: Iza Keller, Izabela Hadad e Maria Luiza, que são da Escola E. Nossa Senhora do Carmo, de Betim. A equipe mineira chegou a final contra o Rio de Janeiro, mas foi superada por 2 sets 0, o que não tirou o feito de segunda colocada na classificação geral da categoria.

A Categoria 99/00 Feminina contou com a Seleção Mineira Feminina como vice-campeã na Série Prata, com as atletas Ester Vitória, de Vespasiano, Beatriz e Mariana de Betim. A equipe ficou atrás apenas de Tocantins nesta Série.

Na categoria 03/04/05, Minas Gerais recebeu medalha nos dois naipes na Série Bronze. No Masculino, ouro para Minas Gerais com os atletas Gabriel Freitas, Luiz Augusto e Thiago Pereira. No feminino, o time mineiro terminou em terceiro lugar com Jamilly Saliz, Paula de Tarsia e Thais Fernandes. Ambas as equipes são da E.M. Gilberto Alves da Silva, de Betim.

Minas Gerais levou medalha também no masculino 01/02. Henrique Marcondes, Matheus William e Rafael Penna levaram o bronze na Série bronze. Os atletas pertencem a E.E. Nossa Senhora do Carmo.

A Seleção Mineira Masculina 99/00 terminou a competição em sétimo lugar da Série Bronze, com os atletas Robson Oliveira, Juan Peterson e Sávio Custódio.

A cerimônia de premiação foi no fim da tarde do dia 24 de abril. As medalhas foram entregues pelo ex-atleta olímpico Giba. Confira as imagens do pódio em nosso Instagram no LINK

Dos 16 atletas mineiros que participaram do IV Campeonato Brasileiro Escolar, 16 fazem parte do Programa Viva Esporte de Betim. O Técnico Antônio Fernando, não acompanhou sua equipe para a competição, mas participou dos treinamentos e escolha dos representantes. O treinador fala sobre os resultados das equipes pertencentes ao projeto.

"Acredito ser fruto do nosso (árduo) trabalho em Betim (referente as classificações obtidas), e nossa grande expectativa é que tenhamos melhores condições para alcançar melhores resultados. Enfim, fiquei extremamente orgulhoso dos nossos atletas, pois, como diz Giuliano: não temos praia, mas, temos voleibol" disse Antônio.

O Técnico Giuliano Sucupira fez parte da comissão técnica mineira e acredita que os resultados obtidos pela equipe podem trazer benefícios para os novos desafios.

Foi um sentimento de alegria muito grande em ver o sorriso no rosto dos nossos alunos/atletas porque sabemos o empenho e esforço de cada um nos dias de treinamento. Foi a primeira participação de MG nesta competição e o resultado foi muito bom. Creio que esta competição será um divisor de águas para o vôlei de praia do Estado, devido ao envolvimento de tantas pessoas (atletas, pais, professores, técnicos, dirigentes) e instituições (FEEMG, FMV, Escolas, Prefeituras entre outras), envolvimento jamais visto anteriormente no Estado" declarou Giuliano.

O Presidente da Federação Mineira de Voleibol acompanhou a delegação de Minas Gerais, na sede do Campeonato em Maringá, e disse que a modalidade vem crescendo a cada momento, o que valoriza as categorias de base.

"Para nós que temos o Vôlei de Praia dando os primeiros passos, principalmente nas categorias de base e disputar um Campeonato Escolar de igual para igual com Estados que já fazem este trabalho há bastante tempo é muito importante, faz com que a gente acredite ainda mais no trabalho que vem sendo realizado. A categoria escolar é importante para o fomento e pra base da modalidade em nosso estado. Eu tenho certeza que os resultados são importantes para a sequência dos trabalhos aqui, então é importante que a gente motiva cada vez mais estes atletas aqui em nosso estado" disse o presidente da FMV.

Tomás Mendes ressalva o crescimento do vôlei no Estado. "O Vôlei de Praia vem crescendo muito em nosso Estado. Com os campeonatos de base da Confederação Brasileira, a  gente vem conseguindo fazer uma Seleção permanente no naipe masculino e feminino. Desses torneios da CBV, tivemos sucesso de atletas como Ana Patrícia e bons resultados em quartas de final e semifinal. Mas tem muita coisa ainda para crescer na modalidade" finalizou.