Vôlei de Praia

A Seleção Mineira de Vôlei de Praia, que abrange atletas Sub 17, Sub 19 e Sub 21 nos naipes feminino e masculino, é uma iniciativa da Federação Mineira de Vôlei, impulsionada pelo apoio do Ministério dos Esportes à CBV na realização dos Campeonatos Brasileiros de Vôlei de Praia, também intitulado Circuito Banco do Brasil – nas categorias sub19 e sub21.
 
No naipe feminino, o técnico Giuliano Sucupira, de Betim, é quem prepara as jovens atletas mineiras, auxiliando na transição das mesmas para o vôlei de praia, já que todas são oriundas da modalidade disputada indoor. Em 2013, na categoria sub19 o trabalho envolve as atletas Ana Paula Diniz, Anna Clara Carvalho, Ariele Cristina Ferreira e Fernanda Machado Vido. Na categoria sub21, as cores do estado são representadas por Ana Paula Trento, Brenda Pessoa e Tamara Brant. Os trabalhos em Betim tem o apoio da Prefeitura Municipal de Betim e da Academia Volts.
 
No naipe masculino, quem prepara e trabalha os jovens atletas é o experiente técnico Júlio Tadeu Valério, de Barbacena. Na categoria sub19, o trabalho é realizado com os atletas Tarik Valle, Walter Soares e Otávio Melo. Já na categoria sub21, representara Minas Gerais os atletas Lucas Barbosa, Mateus Salvino e Thales Nogueira. Os trabalhos em Barbacena tem o apoio da Unimed Barbacena, Saint Gobain Materiais Cerâmicos e Roselanche.
 
Com o trabalho técnico realizado em Betim, no naipe feminino, e em Barbacena, no naipe masculino, a Federação Mineira de Vôlei incrementa sua atuação no fomento do vôlei de praia, buscando a médio e longo prazo, também nas areias, o sucesso que Minas Gerais alcançou no vôlei de quadra, sendo referência na formação de atletas, árbitros e treinadores.
 
CONVOCAÇÃO PARA A SELEÇÃO BRASILEIRA
Com menos de um ano de projeto, os frutos dos trabalhos alcançaram níveis elevados. Em outubro de 2012, a Confederação Brasileira de Vôlei convocou as atletas Ana Patrícia, Anna Clara e Ariele para integrarem a Seleção Brasileira de Vôlei de Praia. As duas primeiras atletas foram convocadas para a categoria sub19, enquanto a última foi chamada para a sub21.
 
CAMPEÃ OLIMPICA DA JUVENTUDE – MINEIRA DE OURO
A atleta Ana Patricia representou o Brasil na modalidade do Voleibol de Praia em Nanquim 2014 na Olimpíada da Juventude, a atleta conquistou a medalha de ouro jogando a sergipana Eduarda Sousa, a Duda.
 
SELEÇÃO DE ATLETAS
Atletas interessados em ingressar na Seleção Mineira de Vôlei de Praia e atuarem na modalidade devem procurar a Federação Mineira de Vôlei pelo email fmv@fmvolei.org.br e pelo telefone (31) 3271-4000. Os atletas serão avaliados pelos treinadores Júlio Tadeu Valério e Giuliano Sucupira.