A FEDERAÇÃO

A Federação Mineira de Voleibol (FMV), filiada a Confederação Brasileira de Voleibol – CBV, é uma sociedade civil, sem fins econômicos, de âmbito Estadual, fundada na cidade de Belo Horizonte em 23 de abril de 1941, pelas associações: Minas Tênis Clube, Sociedade Esportiva Palestra Itália (hoje Cruzeiro Esporte Clube), Clube Atlético Mineiro, América Futebol Clube e Sporte Clube Payssandu.

É constituída por todas as entidades filiadas que praticam ou venham a praticar o voleibol em Minas Gerais. Tem personalidade jurídica distinta das entidades que a compõem e como finalidade principal, difundir, promover e representar o voleibol de MG junto aos poderes públicos no Estado e em todo o território nacional regulamentar praticantes, técnicos e promover a realização de campeonatos, torneios e cursos de capacitação para treinadores e árbitros.

O voleibol de MG sempre foi destaque no cenário nacional, contribuindo de forma expressiva na formação de técnicos e atletas para as seleções nacionais e conquistando títulos significativos em todas as categorias, desde as de base até o adulto de alto rendimento.

Em 1994, o presidente em exercício, Carlos Rios, tomou uma decisão importante na história do voleibol mineiro. Planejou e deu inicio ao processo de renovação administrativa da instituição, contratando funcionários e legalizando a situação dos já existentes, informatizando e delineando um perfil mais profissional no funcionamento da federação. Foi criado um sistema de gerenciamento informatizado de atletas, técnicos, árbitros e jogo iniciando, com isso, a transição dos fichários e arquivos para o banco de dados.
Nossa missão

A missão da Federação Mineira de Voleibol é desenvolver um processo de coordenação administrativa, tecnológica e mercadológica eficaz e descentralizada, que permita a identificação correta do público alvo, buscando levar o voleibol de forma organizada, massificada e estruturada a todas as regiões do estado de Minas Gerais, visando um posicionamento esportivo e social de destaque, criando qualidade e excelência no cenário estadual e nacional.

FMV em números
Em 1994 e1995, a história da federação e do voleibol mineiro alcançou seu apogeu, conquistou dois recordes mundiais, maior público em jogos internacionais feminino e masculino (26.500 pessoas no jogo Brasil x China, no Campeonato Mundial Feminino de 1994 no ginásio do Mineirinho, seguido de 27.000 pessoas no jogo Brasil x Itália, na Liga Mundial Masculina de 1995, também no ginásio do Mineirinho).

O projeto MINAS 30 mil marca também a história da federação em 1997, tendo como objetivo a descentralização e massificação do vôlei mineiro surgindo as Superintendências regionais. Hoje, Minas Gerais é o estado com maior número de praticantes de voleibol do Brasil, com 30.147 atletas registrados em cinco assessorias regionais, disputando 3276 jogos por ano (dados de 2002).
Relatório de Atividades

O estado de Minas Gerais foi regionalizado estrategicamente, criando as Assessorias Regionais:

image

DIRETORIA 2017 - 2020
Presidente - Sr. Tomás Tavares Perdigão Mendes 
Vice-presidente - Sr. Marco Tullio Gomes Teixeira



Tags: volei, campeonato, mineiro