A FEDERAÇÃO

A Federação Mineira de Voleibol (FMV), filiada a Confederação Brasileira de Voleibol – CBV, é uma sociedade civil, sem fins econômicos, de âmbito Estadual, fundada na cidade de Belo Horizonte em 23 de abril de 1941, pelas associações: Minas Tênis Clube, Sociedade Esportiva Palestra Itália (hoje Cruzeiro Esporte Clube), Clube Atlético Mineiro, América Futebol Clube e Sporte Clube Payssandu.

 

É constituída por todas as entidades filiadas e vinculadas que praticam o voleibol em Minas Gerais. Tem personalidade jurídica distinta das entidades que a compõem. A FMV tem como finalidade difundir, promover e representar o voleibol de MG junto aos poderes públicos no Estado e em todo o território nacional. A função destaque da FMV é regulamentar praticantes e profissionais que compõem a comissão técnica, além de promover a realização de campeonatos, torneios e cursos de capacitação para treinadores e árbitros.

 

O voleibol de Minas Gerais sempre foi destaque no cenário nacional, contribuindo de forma expressiva na formação de profissionais que fazem ou fizeram para de seleções nacionais, além de ter como filiados equipes de grande destaque no cenário nacional e mundial na conquista de títulos expressivos e tradição na modalidade que atinge desde as categorias de base à adulta de alto rendimento.

Em 1994, o presidente em exercício, Carlos Rios, tomou uma decisão importante na história do voleibol mineiro. Planejou e deu início ao processo de renovação administrativa da instituição, informatizando e delineando um perfil mais profissional no funcionamento da federação. Desta forma, a Federação Mineira de Voleibol conta com um sistema de gerenciamento da informação que progride assim como o voleibol.

 

NOSSA MISSÃO

 

É desenvolver um processo de coordenação administrativa, tecnológica e mercadológica eficaz e descentralizada, que permita a identificação correta do público alvo, buscando levar o voleibol de forma organizada, massificada e estruturada a todas as regiões do estado de Minas Gerais, visando um posicionamento esportivo e social de destaque.

 

FMV EM NÚMEROS

 

Em 1994 e1995, a história da federação e do voleibol mineiro foi marcada por dois recordes mundiais de maior público em jogos internacionais no tradicional Ginásio Mineirinho. Uma das marcas foi batida no jogo entre Brasil e China, pelo Campeonato Mundial Feminino em que 26.500 pessoas comparecerem na partida em 1994. Já em 1995 foi a vez da Seleção Masculina contar com 27.000 pessoas apoiando o time da casa contra a Itália, na Liga Mundial.

Minas Gerais é o estado com maior número de praticantes de voleibol do Brasil, com 44.283 atletas registrados em cinco assessorias regionais, disputando 3.176 jogos por ano (dados de 2016).

O projeto MINAS 30 MIL marcou a história da FMV em 1997. O projeto tinha como objetivo a descentralização e massificação do vôlei mineiro surgindo as Superintendências regionais. Atualmente, o estado de Minas Gerais é regionalizado estrategicamente. A FMV conta com assessorias que atendem vários municípios de Minas Gerais, as regiões assessoradas são: Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (AR1), Sul e Sudeste de Minas (AR2), Vale do Aço (AR4) e Metropolitana (AR6).

Em fevereiro, Minas Gerais sediou os Campeonatos Sul-americanos, sendo o Feminino em Uberlândia e Uberaba com a participação do Dentil Praia Clube, firmado como vice-campeão na ocasião. No Masculino a organização foi em Montes Claros, sendo a Sada Cruzeiro Campeão e o Montes Claros classificado em quarto lugar. Em 2018 a competição volta a terras mineiras com o feminino sendo realizado na Arena Minas, com a participação da Camponesa/Minas e o masculino será mais uma vez em Montes Claros, com a participação do Sada Cruzeiro e Montes Claros Vôlei.

Foram realizados quatro Campeonatos Brasileiros de Seleções e dois Campeonatos Brasileiros Interclubes, todos de categoria de Base. Em atitude histórica, a FMV conseguiu viabilizar a transmissão de grande parte dos jogos do Campeonato Mineiro Adulto Masculino e Feminino atingindo a marca de 1 milhão de acessos. Os melhores jogadores foram premiados em uma solenidade com atletas, treinadores e autoridades.

O estado de Minas Gerais foi regionalizado estrategicamente, criando as Assessorias Regionais:

image

DIRETORIA 2017 - 2020

Em 26 de janeiro de 2017, em Assembleia Geral, foram eleitos para mandato 2017/2020:

Presidente - Sr. Tomás Tavares Perdigão Mendes

Vice-presidente - Sr. Marco Tullio Gomes Teixeira

Nomeando para diretoria:

Financeira - Marise Xavier Brandão

Relações Públicas - Gustavo Gamaliel


Tags: volei, campeonato, mineiro